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CURRÍCULO

O conjunto dos objetivos de cada disciplina na Rede Educacional Adventista


A Rede Educacional Adventista entende como currículo o cojunto dos objetivos de cada disciplina quanto aos contéudos, aos pressupostos para atuação e o procedimento do grupo docente e discente, às práticas pedagógicas, às crenças, aos conhecimentos e aos valores que viabilizam a proposta de uma educação integral.

Partindo-se do princípio que o currículo é o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas pelos educandos em cada etapa da Educação Básica, de acordo com os objetivos definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ele caracteriza-se a partir da "Proposta Pedagógica", com seus componentes ou conteúdos programáticos indicados pela matriz curricular.

O currículo tem várias funções, entre elas de explicar o projeto da escola e servir de guia para sua concretização, não se limitando a enunciar de modo genérico as intenções educativas. Assim, os conteúdos são organizados por ano, priorizando o desempenho acadêmico nas diferentes áreas do conhecimento

A aprendizagem a ser desenvolvida pelo educando tem como referência as diretrizes curriculares nacionais e os parâmetros curriculares nacionais. Esses conjuntos de aprendizagens denominam-se eixos curriculares no tocante à Educação Infantil e aos "Componentes Curriculares", constituídos por disciplinas ou conteúdos programáticos que integram o Currículo do Ensino Fundamental e Médio, podendo o Ensino Médio antender à formação geral e/ou preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.

O currículo é integrado a uma perspectiva bíblica, sua cosmovisão provê um fundamento e um contexto para todo conhecimento humano, sendo a base permeàvel de todas as ações pedagógicas e educaionais 

O currículo formal e informal coopera para que os educandos alcancem seu máximo pontencial do desenvolvimento espiritual, mental, físico, social e vocacional 

O verdadeiro desenvolvimento das potencialidades inclui elementos cognitivos , experimentais, emocionais, relacionais, intuitivos e espirtuais, contribuindo assim, para uma formação integral.