História

Histórico da Educação Adventista

     A Rede Educacional Adventista, instituída pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, teve origem num grupo de estudiosos da Bíblia. Esses, ao compreenderem a verdade bíblica sobre o segundo advento de Cristo a esta Terra, organizaram-se como igreja em 1863.

    Com o propósito de oportunizar aos filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos, decidiram estabelecer escolas que, no decorrer dos anos, expandiu a oferta deste modelo de educação a todos aqueles que simpatizavam com a filosofia e os métodos.

   [Dr. Milton Hook Collection, AC—EGWRC.] No dia 3 de junho de 1872, a Educação Adventista teve seu início com a abertura da Battle Creek School - Michigan, que se destinava a atender os níveis elementar e secundário.

     [Internet] No Brasil, em 1896, começou a funcionar em Curitiba - PR o Colégio Internacional, sob a direção de Guilherme Stein Jr. Em 1897, Stein Jr. fundou uma nova escola em Gaspar Alto - SC. A partir daí, o trabalho educacional cresceu e muitas escolas foram agregadas a essa, formando a rede de Escolas Adventistas.

   A educação adventista está presente em 165 países, representada por 7.842 instituições da educação infantil ao ensino superior, com aproximadamente 90 mil professores comprometidos na formação de 1,8 milhão de alunos.

  Na América do Sul, existem 870 instituições com 292 mil alunos ao todo, distribuídos em ensino fundamental, médio e superior. Desses, mais de 193 mil moram no Brasil, e 99 mil, no Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Cerca de 20 mil professores são responsáveis pela formação integral dos estudantes, visando ao preparo físico, mental e espiritual.

    No Brasil, conta com 450 unidades escolares, 10 mil professores e cerca de 193 mil alunos. Além dessas unidades, a organização mantém 13 (treze) Unidades em regime de internato, com Educação Básica e Superior e um Centro Universitário em São Paulo, com 1900 (mil e novecentos) alunos.  Atualmente, em Santa Catarina, há 6.100 alunos matriculados  em 15 (quinze) Unidades de Ensino, sendo uma em regime de internato misto.

  

Colégio Adventista de Itajaí, um pouco de sua história...

     [internet] No início do século XIX começaram chegar os primeiros habitantes para a região do Vale do Itajaí. O lugar crescia com o estabelecimento de igrejas, moradias, casas comerciais, mas principalmente pelo porto que se tornara o maior porto brasileiro de madeira.

   A partir de 1823, há um incentivo à imigração, principalmente de alemães e italianos e com eles, através do Porto, chegaram as primeiras literaturas adventistas com destino a Gaspar Alto e posteriormente essa mensagem se espalhou por todo país.

   [Acervo CAIT] Foi organizada a 1ª Igreja Adventista de Itajaí e no dia 15 de fevereiro de 1959 se estabelecia a Escola Adventista de Itajaí, que recebeu o nome de Princesa Isabel, pequena em seu espaço físico, mas grande no seu Ideal. Dirigida pelo Professor Josíno Tormes, a Escola caminhava rumo ao cumprimento de sua missão: formar cidadãos comprometidos com o serviço à Comunidade e a Deus. Outros diretores deram sequência a este maravilhoso trabalho, contribuindo para o crescimento e reconhecimento da Escola na comunidade Itajaiense.

  A Escola teve o seu início com apenas 2 salas de aula, com funcionamento de 1ª e 2ª séries no período vespertino e 3ª e 4ª no período matutino.

  [Acervo CAIT] No ano de 1998, a escola estava com o número de 98 alunos matriculados e com isso, houve a  necessidade de ampliar a área escolar. Com investimentos da Mantenedora e doações de pais que acreditavam e defendia a Educação Adventista, foram construídas mais 3 salas de aula e 1 quadra esportiva. Aproveitando essa ampliação e atendendo a muitos pedidos de pais e cidadãos de nossa cidade,  foi implantada no ano de 2001 a 5ª série do Ensino Fundamental dando continuidade a esse processo até a 8ª série.

    Com a perspectiva de crescimento no número de alunos, sentiu-se a necessidade de adquirir um novo espaço para construção de uma nova  escola neste mesmo ano. [Acervo CAIT]

    Novos sonhos e novos desafios: os sonhos começaram a tornar-se realidade pela aquisição de um terreno com mais de 4.000 m2, em local nobre, situado na rua Brusque, 228, no centro da cidade de Itajaí.

    O ano de 2004 foi muito significativo para a Escola de Itajaí, pois no mês de agosto iniciou-se a todo vapor as obras da construção da nova escola. Cada etapa da construção enchia de entusiasmo pais, alunos, professores e funcionários.

     [Acervo CAIT] A Associação Catarinense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, através do Departamento de Educação, realiza um grande investimento, redobram os esforços,  há grande expectativa e no dia 15 de fevereiro de 2005 realiza-se a aula inaugural nas novas dependências da escola com 382 alunos e 32 funcionários.

    Em 2006, a marca do crescimento continua presente. A escola atinge o número de 476 alunos, assim distribuídos: Educação Infantil – 85 alunos, 1ª a 4ª série - 227 alunos e 5ª a 8ª Série – 164 alunos.

    Em 2007, é implantado o Ensino Médio, de forma gradativa, e começa a funcionar a sua primeira turma. A Escola passa chamar- [Acervo CAIT] se: Colégio Adventista de Itajaí. O número de alunos alcança a marca de 641 alunos, assim distribuídos: Educação Infantil – Pré I e II   48, Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano – 327, Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano – 230 e 1º Ano do Ensino Médio – 36.

    O Ginásio de Esportes foi concluído e inaugurado juntamente com o laboratório de informática, de Ciências Físicas e Biológicas e cozinha experimental.

    Em 2008, começa a funcionar o 2º ano do Ensino Médio, e Educação Infantil Pré I e II é oferecido, também, no turno matutino. O Colégio alcança a marca de 808 alunos distribuídos nos seguintes níveis e séries: Educação Infantil: 60 alunos –  Ensino Fundamental nível I: 392 alunos - Ensino Fundamental nível II: 296 alunos – Ensino Médio: 60 alunos. O número de funcionários é dividido em 34 professores e 18 funcionários não docentes.

    [Acervo CAIT]  Em 2009 formou-se a primeira turma de 3º ano do Ensino Médio, com 24 alunos.

    Hoje, o Colégio conta com 1061 alunos, divididos em: 82 alunos na Educação Infantil, 465 alunos no Ensino Fundamental I, 352 alunos no Ensino Fundamental II e 165 alunos no Ensino Médio. O corpo docente conta com 88 funcionários, sendo 39 docentes e 49 não docentes.

    A Educação Adventista vê o homem como um ser único, digno e capaz, transformado e de transformar , criado a imagem e a semelhança de Deus. Nesse contexto, é alguém que, através do desenvolvimento de suas potencialidades, é capaz de ser responsabilizando por suas escolhas. Dessa forma, o Colégio Adventista de Itajaí, como Instituição Social, tem possibilitado há mais de 55 anos a construção do conhecimento como meio para o exercício da cidadania, norteado por valores cristãos, em um ambiente organizado que facilita as relações interpessoais, favorecendo o espírito coorporativo, os laços fraternos e o respeito diante das diferenças

[CAIT]

.Todos os Diretores da História da Escola Adventista de Itajaí

                                                                                                              

Josíno Tormes
Vilma Strelow
Leila Vaz
Celina Schimdt
Milca Lima
Diuzelena Teixeira
Helena Bueno
Clarissa Cavalcanti
Jedir Árias
Noemi P. Xavier
Sandra Adriana da S. Moacir 
Paula V. Bastos
Betânia Jacob S. Lopes
Sonir Brum de Oliveira
Sebastião Damaceno
Luizelia Pinzon Alva  
Jonas Silva 
Kléber Alvim

Ernandi Dziedicz - Diretor Atual